"É ASSIM QUE CONTRIBUIMOS PARA OBESIDADE!"

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Entenda o que é balanço energético

O balanço energético é definido como a relação entre o total de energia consumida através dos alimentos e o total de calorias gastas, durante um determinado período.
A ingestão calórica, o primeiro componente da equação do balanço energético, refere-se ao total da energia consumida através de alimentos sólidos e líquidos que pode ser metabolizada no corpo.
Podemos entender como nosso peso corporal varia analisando a seguinte equação: Variação do peso = total de calorias consumidas – total de calorias ingeridas.
Quando conseguimos consumir a mesma quantidade de calorias gastas nosso peso corporal fica estável. Essa é a situação ideal para adultos que se encontram com o peso dentro da faixa considerada saudável. Se aumentarmos a quantidade de calorias ingeridas e mantivermos o gasto calórico constante, vamos notar que o ponteiro da balança vai subir. Crianças em fase de crescimento, gestantes e atletas que desejam aumentar a massa corporal devem sempre deixar “sobrar” um pouquinho de energia para atender suas necessidades específicas de crescimento tecidual , mas se começarem a ingerir uma quantidade maior que as necessidades a energia excessiva também vai se transformar em gordura.
Associar um aumento nas calorias ingeridas a uma diminuição no nível de atividade física é a maneira mais fácil de ganharmos uns quilinhos a mais e rapidamente nos tornamos obesos, pois a energia extra vai se acumulando aos poucos e quando percebemos estamos bem acima do nosso peso. Nesta situação dizemos que nosso corpo está em balanço energético positivo. Quanto maior a diferença entre as calorias ingeridas e o gasto calórico maior o ganho de peso e quanto mais tempo nos mantivermos com o peso acima mais difícil será a diminuição. Assim para modificarmos esta situação temos que desequilibrar novamente nossa balança e criarmos um balanço energético negativo. Podemos criar este balanço energético negativo diminuindo o total das calorias ingeridas, aumentando o gasto calórico através da atividade física, ou combinado as duas estratégias que é cientificamente comprovada ser a forma mais eficiente e saudável para diminuirmos o peso corporal. O gasto calórico vai depender do tipo, intensidade e duração dos exercícios, que devem ser prescritos de acordo com os resultados obtidos na Avaliação Física. A definição do total de calorias e a determinação do cardápio é tarefa do nutricionista. Assim se você deseja resultado e preza pela sua saúde não se esqueça do segredo: exercício regular e bem dosado e reeducação alimentar.


Prof. Maria Valéria Figueiredo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2009-2010 PROF. FABIO BRASIL - OBESIDADE E EMAGRECIMENTO.

TOPO  

Related Posts with Thumbnails