"É ASSIM QUE CONTRIBUIMOS PARA OBESIDADE!"

sábado, 26 de setembro de 2009

Estudo relaciona depressão e obesidade


Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychology: Science and Practice indica que pessoas obesas são mais propensas a terem depressão, e que pessoas com depressão têm mais chances de se tornarem obesas.


A pesquisadora Sarah Markowitz, da Universidade do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, avaliou os dados publicados que sugerem a conexão entre essas condições, e descobriu relações causais da obesidade para a depressão e vice-versa.


Segundo Markowitz, pessoas obesas correm mais risco de ter depressão porque geralmente têm a saúde mais frágil e se sentem insatisfeitos com a aparência. E isso acontece principalmente com as mulheres e pessoas com maior status sócio-econômico. Por outro lado, pessoas com depressão tendem mais a se tornarem obesas por causa das mudanças fisiológicas nos sistemas imunológico e hormonal causado pela depressão. Além disso, essas pessoas têm menos ânimo para cuidar de si mesmas por causa dos sintomas depressivos, tendendo a comer em excesso e a ter mais dificuldade de seguir regimes.


Assim, os especialistas destavam a importância de tratamentos integrados, que combinem exercícios e redução de estresse, que podem ajudar a controlar ambas as condições ao mesmo tempo. Nesse caso, o uso de dietas restritivas, que podem piorar o humor, e de antidepressivos, que podem causar aumento de peso, deve ser minimizado.


Fonte:Redepsi

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2009-2010 PROF. FABIO BRASIL - OBESIDADE E EMAGRECIMENTO.

TOPO  

Related Posts with Thumbnails