"É ASSIM QUE CONTRIBUIMOS PARA OBESIDADE!"

sábado, 19 de setembro de 2009

Sobrepeso e doença coronariana

O sobrepeso e a obesidade atingiram proporções epidêmicas. Atualmente, dois terços dos adultos nos Estados Unidos estão acima do peso ou são obesos. De acordo com a National Health and Nutrition Examination Survey (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição), realizada pelo CDC (Centro de Controle de Doenças), a prevalência da obesidade entre os adultos nos Estados Unidos aumentou de 15%, na década de 70, para mais de 30%, apenas três décadas depois. De fato, 28% dos homens e 33% das mulheres são considerados obesos, atualmente, pelos padrões aceitos. E a maioria bem obesa, embora pequena nos números totais, pulou dramaticamente de 2,9% para 4,7%.


Por que isso é preocupante? Porque as pessoas que estão acima do peso ou obesas têm mais chance de desenvolver problemas sérios de saúde, como doença coronariana, pressão alta e diabetes. Especificamente, o sobrepeso e a obesidade tendem a aumentar os níveis de colesterol total no sangue, colesterol LDL e triglicerídeos, assim como diminuir os níveis de colesterol HDL. Se você tiver excesso de peso na cintura, sua chance de desenvolver a síndrome metabólica também aumentará.


De fato, a síndrome metabólica é uma doença caracterizada por um conjunto de fatores de risco da doença coronariana, como obesidade abdominal, baixos níveis de colesterol HDL e níveis elevados de triglicerídeos, pressão arterial e glicose no sangue em jejum. Esse problema aumenta significativamente o risco de doença coronariana.


fonte: HowStuffWorks Brasil

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©2009-2010 PROF. FABIO BRASIL - OBESIDADE E EMAGRECIMENTO.

TOPO  

Related Posts with Thumbnails