Obesos grau III devem se vacinar contra gripe H1N1
A especialista prossegue citando um estudo piloto com quatro obesos clinicamente severos (“antes chamados de mórbidos”) e um magro, que mostrou “que a vacinação com vírus FLU-A e FLU-B não suscitou a mesma resposta antigênica nos obesos como no magro”. Segundo a Dra. Rosana, “além da pouca resposta antiviral, os obesos clinicamente severos têm redução da resposta inflamatória pulmonar e redução das vias aéreas, que facilitam a infecção pulmonar, causa importante de morte nos indivíduos com H1N1”.
A Presidente da ABESO comenta que antes de 2009 “não havia relatos da correlação da obesidade com infecções virais”, mas no ano passado “o Centre for Disease Control, dos EUA, considerou a obesidade como fator de risco independente para infecção por vírus H1N1”. Segundo a especialista, “atualmente o National Health Institute está fazendo um estudo com 2 mil indivíduos, sendo 50% obesos, para avaliar a resposta imune à vacina H1N1. Ela afirma que “independentemente dos resultados desta pesquisa, os órgão internacionais recomendam a vacinação para os grandes obesos”.
O Ministério da Saúde aconselha que os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina, para esclarecer dúvidas e receber orientações.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário