"É ASSIM QUE CONTRIBUIMOS PARA OBESIDADE!"
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Metabolismo e peso
A velocidade do metabolismo cai com a idade, tanto por redução do funcionamento da tireóide, como pelo decréscimo do número de células que necessitam de nutrição. O corpo reage menos às elevações e quedas de temperatura: sua pouco e quase não sente frio - criando o risco da hipotermia (a temperatura do corpo cai a níveis muito baixos sem que isso seja percebido), um distúrbio muito perigoso. O organismo também perde parte de sua capacidade de metabolizar sais minerais (sódio, potássio, cálcio).
Com o envelhecimento, a mulher passa a precisar de menos calorias e com isso a maioria aumenta de peso - a menos que ajuste a quantidade às novas necessidades fisiológicas. Cabe a um profissional da área (clínico, endocrinologista, geriatra, nutricionista) estabelecer a cada uma a sua dieta.
A boa forma
Com a idade, torna-se mais importante fazer exercícios regularmente, pois isso permite que você mantenha sua mobilidade e flexibilidade e fortaleça coração e pulmões. Se você estiver em boas condições físicas, sofrerá menos com a rigidez e a fraqueza que tende a tomar conta de seus músculos em decorrência do envelhecimento. É importante que você resista à tentação de aceitar a inatividade como resultado da velhice.
Fazer ginástica resulta também em uma enorme melhoria da eficiência do coração e dos pulmões, o que significa melhor circulação e aumento da resistência física e às doenças. Os exercícios mais indicados são os de aquecimento, mobilidade e flexibilidade e os aeróbicos (destinados ao coração e pulmões).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário